quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo


A palavra currículo tem vários conceitos pode ser entendido como o conteúdo de um assunto ou área de estudos particular, ou ser entendido como o programa total de uma instituição de ensino.
Acredito que o currículo constituiu um dos fatores que mais influência a qualidade do ensino. Sendo assim, devo deixar claro que o currículo não é apenas uma listagem de conteúdos mas antes é um conjunto de saberes que vem ligados a disciplinas e que possibilitará a construção dos saberes necessários ao aluno.É a partir dele que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos.
Diante da importância do currículo ,se torna imprescindível aliá-lo,integrá-lo às tecnologias, pois essa integração potencializa as mudanças na aprendizagem,na forma de ensinar e aprender.
“A integração efetiva das tecnologias ao desenvolvimento do currículo consiste de uma ação pedagógica com uma intencionalidade clara de desenvolver um currículo a partir do esboço de um plano de trabalho que se delineia a priori e assume contornos específicos na ação conforme são identificados os conhecimentos, competências e habilidades dos alunos.” Ressalta Almeida e Prado.
Em virtude dos aspectos mencionados, percebe-se que a melhor maneira de unir currículo e tecnologia é através da pedagogia de projetos ,pois essa metodologia é caracterizada pela sua abertura,plasticidade e flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário