quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


Observa-se a gradual evolução dos meios tecnológicos de informação:todos com o acesso a redes globais de computadores, ao correio eletrônico, a bases de dados, a bibliotecas virtuais, a CDs, uma grande oferta de itens eletrônicos chegam ao mercado diariamente. Essas grandes evoluções tecnológicas provocam mudanças sociais ,político e econômicas significativas na vida de cada pessoa no planeta .Cada pessoa é influenciada,direta ou indiretamente, por essa evolução.

As mudanças operadas na sociedade implicam mudanças na escola e,por conseqüência implicam mudanças também nos processos de ensino e aprendizagem. A escola tem que se preparar para não ficar à margem do mundo da tecnologia . Cabe então à gestão escolar preparar os professores para o uso das mídias e equipar a escola para propiciar acesso e qualidade no uso das mídias em sala de aula.

O papel da escola mudou, é seu dever desenvolver nos alunos as competências e habilidades que facilitem a sua inclusão no mundo digital, então, a necessidade de adaptar os sistemas de ensino a esta nova realidade é imprescindível e urgente pelas seguintes razões: a ameaça da exclusão informática e a possível existência do surgimento do analfabetismo digital.

O professor tem um papel fundamental nesse processo: ele será o mediador, o facilitador ,o agente que auxiliará o aluno a se adaptar nesse processo de mudança. Mas para isso, ele tem que estar preparado,tem que estudar e se informar mais.

Um comentário:

  1. Menina ficou show essa imagem que vc postou. Parabéns.


    Ah! antes que eu me esqueça esse comentario não faz parte da ativ. Não.

    Ha, Ha, Ha. É por que ficou BOM mesmo. Bjs.

    ResponderExcluir